A REGRA DO MACHO e o balanceamento


 
Quando você começa a estudar química, seja no ensino médio ou fundamental e o professor te mostra uma reação química, primeiro você se assusta porque se depara com um monte de elementos da tabela periódica e depois escuta a frase que vai te acompanhar até o final dos estudos sobre a química, "O primeiro passo é balancear a equação!".
    Hoje resolvi postar sobre o balanceamento, esse assunto que é bem legal, mas como sempre é química e todo mundo reclama. O princípio do balanceamento nada mais é do que um equilíbrio entre a quantidade de mols que temos de um lado e outro de uma reação química.

    Só recordando, as reações químicas são representadas por equações, onde na primeira parte temos os reagentes e na segunda parte os produtos. Balancear uma equação química é garantir que os átomos presentes na equação, estejam em mesmo número nos reagentes e produtos.



    Quando fiz cursinho o professor de química ensinou um regra, bem engraçada por sinal, que é muito útil no balanceamento das equação se chama regra do MACHO. Funciona como uma ordem para o balanceamento:
  • 1º balancear os Metais
  • 2º balancear os Ametais
  • 3º balancear os Carbonos
  • 4º balancear os Hidrogênios
  • 5º balancear os Oxigênios
    Vamos aplicar essa regra em uma questão de  balanceamento no Enem? Assiste o vídeo e confere como aplicar essa regra na prática:


    Como sempre, segue alguns exercícios resolvidos que ajudam nos estudos. A dica é a mesma, o importante é continuar praticando e respondendo questões relacionadas ao tema. 



FONTES:

Comentários

Postagens mais visitadas